Se você acompanha o mercado estético, de certo já deve ter notado que as lentes de contato dentais se tornaram uma das maiores tendências na atualidade, as quais também podem ser consideradas como um dos procedimentos estéticos que visam os dentes mais eficazes que existem em todo o mundo. Por conta disso, inúmeros questionamentos começaram a surgir em relação a estas lentes, como por exemplo, se quem tem bruxismo pode usar lente de contato.
Infelizmente, pouquíssimas fontes confiáveis possuem um tópico que discute sobre tal ponto, e assim, as pessoas que possuem bruxismo acabam ficando sem uma resposta concreta e segura, um problema bem sério e que acaba dificultando a acessibilidade geral do procedimento.
Para acabar com isso, nós da equipe do Dr. Lucas Firmino resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao bruxismo e as lentes de contato, focando principalmente em responder a pergunta sobre quem tem bruxismo pode usar lente de contato, algo que poderá ser observado no decorrer do artigo abaixo, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.
Quem tem bruxismo pode usar lente de contato?
De maneira geral, podemos dizer que depende, já que para aquelas pessoas que possuem bruxismo, é esperado que suas lentes de contato dentais acabem apresentando desgastes maiores e mais rápidos, porém, nada que não possa ser contornado.
Tendo isso em mente, mesmo que muitas pessoas e profissionais afirmem que não, podemos dizer que sim, quem tem bruxismo pode usar lente de contato sim, porém, lembre-se das dificuldades e desvantagens que poderão ser encontradas no meio do caminho.
Quais cuidados devem ser tomados ao utilizar lentes de contato dentais para quem tem bruxismo?
Para finalizarmos, resolvemos separar um tópico em que focaremos todos os cuidados que devem ser tomados por aquelas pessoas que possuem bruxismo, cuidados estes que dizem respeito às lentes de contato dentais em si, já que, como observado mais acima, quem tem bruxismo pode usar lente de contato sim, entretanto, há alguns riscos extras, os quais podem ser bem desanimadores.
Felizmente, ao seguir à risca os cuidados que serão citados abaixo, a maioria destes riscos se tornam extintos, e por isso, é fundamental que você redobre a sua atenção neste tópico. Podemos dizer que os principais cuidados que devem ser tomados pelas pessoas que apresentam bruxismo são:
Manutenções periódicas
As manutenções periódicas é um cuidado que todas as pessoas que possuem lentes de contato dentais devem tomar, para assim, garantir que as suas lentes serão preservadas o máximo possível, potencializando a sua durabilidade e evitando que aconteça algum desgaste ou dano nas mesmas.
Contudo, quando nos referimos às pessoas que apresentam bruxismo, de certo as suas lentes passaram por desgastes mais significativos, já que o bruxismo leva estas pessoas a exercerem forças desnecessárias de maneira recorrente em sua estrutura dentária, e por isso, as manutenções periódicas se tornam ainda mais importantes. Lembre-se de conversar com o seu profissional, para assim, entender qual seria o período ideal para você voltar e realizar a manutenção.
Placa de Acrílico
A placa de acrílico se assemelha muito aos aparelhos invisíveis que conhecemos na atualidade, entretanto, a mesma não possui o objetivo de ajustar os dentes, e por isso, pode ser utilizada com maior tranquilidade por todos, já que a mesma não traz aquela sensação de aperto em nossa estrutura dentária.
Para aquelas pessoas que possuem bruxismo e desejam utilizar lentes de contato, utilizar uma placa de acrílico é uma alternativa bem interessante, já que a mesma evitará que as suas lentes de contato dentais apresentem muitos desgastes.
Costumes do bruxismo
Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar sobre os costumes do bruxismo, os quais podem afetar diretamente as lentes de contato dentais, e por isso, devem começar a ser evitados, e caso necessário, realizar algum tipo de tratamento para conseguir parar com esses costumes, como por exemplo, a força desproporcional para fechar a boca ou para mantê-la fechada. Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário para conseguir entender se quem tem bruxismo pode usar lente de contato, além de todos os cuidados que devem ser tomados para que estas pessoas possam utilizar suas lentes sem grandes preocupações.